PRA ENTENDER MELHOR, COMECE CLICANDO AQUI NO POST DE BOAS-VINDAS!!!

(Observação importante: em dispositivos móveis a formatação das postagem pode ficar meio desconfigurada...)

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Continuando sobre as tralhas de acampamento - O começo.

Recebi uma pergunta, ou melhor, um pedido de ajuda, nos comentários de um vídeo do canal. E resolvi tentar responder aqui no blog.
A questão era: "Estou perdido, não sei por onde começar a comprar os equipamentos para acampar".

Então... Não conseguiria responder isso num comentário de youtube e não tenho tido tempo de gravar vídeos. Por isso, vou tentar ser breve e objetiva.

Este primeiro texto trata de "segurar a periquita" e não querer sair fazendo tudo ao mesmo tempo.

O básico que se precisa cobrir para um acampamento (e aqui coloco a questão de acampar no mato, não em campings) são as áreas de ABRIGO, FOGO, FERRAMENTAS, ÁGUA, ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, HIGIENE, PRIMEIROS SOCORROS. E tudo isso deve ser elencado sem jamais se deixar de considerar a equação PESO X VOLUME X NECESSIDADE.
Você não é um camelo pra carregar tanto peso nas costas e, na maioria das vezes, quando estamos começando, temos a tendência a exagerar e levar mais do que precisamos... Talvez justamente por não termos o conhecimento.

Dentro de cada área dessas, existirão preferências e muitas, muitas opções. Em todas elas é possível "improvisar", adaptar itens de casa e etc. Mas é importante ter uma ideia do que não pode faltar.

O ponto de partida é ter calma e não começar querendo fazer o mais difícil. Ora, se não temos equipamentos ou conhecimentos adequados para incursões complexas e extensas no meio do mato, NÃO VAMOS PRO MEIO DO MATO PASSAR UMA SEMANA SOZINHOS!
Começar pelo começo é sempre o melhor caminho.
Primeiramente a gente tem que saber usar algumas coisas e ter alguns equipamentos e conhecimentos básicos, testá-los e depois começar a melhorar e dificultar as coisas.

Consiga o básico e vá passar um final de semana num camping, com alguma estrutura. É completamente diferente de acampar no mato. Mas é uma boa situação pra testar equipamentos e técnicas.

Acredite: aqueles caras dos programas de sobrevivência não nasceram sabendo fazer fogo esfregando pauzinho. E muitas vezes eles não fazem!
Ter paciência é fundamental e treinar é o ponto de partida para conseguir.

No quesito ABRIGO, temos coisas como barracas, redes, lonas, cordas... Você tem que escolher o que prefere usar para dormir e descansar. Acampar é uma coisa cansativa, principalmente se envolver trilhas mais longas carregando equipamento pesado, ou se você resolver ficar construindo coisas (como mesas, cadeiras, bancos, abrigos mais elaboradas, etc).
Então, se você optar por uma barraca, vai ter que levar em consideração:
- o tamanho (se você acampa sozinho ou com mais pessoas);
- a qualidade (e o preço também... aquela barraca baratinha, comprada do Walmart, provavelmente não vai durar muito e não vai aguentar muita coisa);
- a impermeabilidade (ou coluna d'água, que é a quantidade de chuva que seu equipamento aguenta sem infiltrar);
É importante limpar o solo, pra não ter nada que possa furar o piso da barraca e também pensar em ter uma lona para cobri-la, caso não seja uma barraca de qualidade e possa passar água da chuva.
Junto com as lonas, é importante ter cordas para fixá-las. E as cordas você só aprende a quantidade com o uso. E ajuda se você já conhecer o lugar onde vai acampar, pra ter uma noção da distância entre árvores e tal. Mas talvez uma dica importante seja não comprar cordas muito grossas pra prender apenas uma lona. Cordas mais finas farão o serviço, são mais baratas, mais leves e menos volumosas.
Ainda no quesito cordas: SAIBA USAR! Aprenda no youtube mesmo pelo menos os nós mais básicos para as coisas que você pretende fazer e dê uma treinadinha antes.
Não tente aprender todos os nós do guia dos escoteiros, porque na prática, você precisa saber pouca coisa nos primeiros acampamentos... depois, se for do seu interesse, você pode se aprofundar no tema.
Se for acampar com redes, pense que, em termos de Brasil, seus maiores inimigos serão os mosquitos. Procure redes com mosquiteiros ou mosquiteiros para redes.
Tenho um post sobre redes AQUI
Pra dormir, um bom saco de dormir. Não vou entrar em detalhes... São muitas opções e muitas variáveis!

No FOGO, bem, pra quem está começando, não posso dizer nada além de: LEVE UM ISQUEIRO BIC CHEIO!
Além do isqueiro, leve iscas para ajudar a começar uma fogueira. A principal e mais prática isca seria o algodão embebido em vaselina. Pegue um pote pequeno, que seja bem fechado, coloque o algodão e molhe com vaselina líquida.
Existem vários tipos de iscas, você pode pesquisar e ver o que prefere usar.
Outra coisa a se considerar é usar algum fogareiro. Isso já é bem particular e vai depender do que você tem ou quer comprar... Vale até uma postagem sobre os meus fogareiros. Mas ainda não fiz. Só tenho um vídeo/post falando sobre o fogareiro a gás que compramos da China: (veja aqui)

ÁGUA... É uma das coisas mais importantes no acampamento. Você vai ter que levar água se for para um local onde não haja fonte de água potável próximo. Só que, mais do que ter água, ela tem que ser consumível sem riscos.
Se você vai coletar água no local, pense em duas coisas: Filtrar e purificar.
Para filtrar existem algumas opções, eu diria que o mais fácil é usar um ou dois filtros de café de papel, pra tirar as impurezas e sedimentos maiores.
Para purificar, o que a gente aprende desde criança é FERVER a água. MAS, no meio do mato, se você estiver, por exemplo, fazendo uma trilha, não dá pra parar, fazer fogo, ferver a água e esperar esfriar pra tomar... Logo, usar produtos como Clorin, Hidrosteril ou mesmo água sanitária são as alternativas mais fáceis.
Pra levar água, um cantil, squeeze, hidrabag... Mas se precisar carregar água até o local do acampamento, sacos industriais (daqueles bem resistentes) ou mesmo garrafas grandes (3 ou 5 lts) também ajudam.
Existem soluções mais engenhosas, como garrafas dobráveis, mas isso você tem que procurar onde comprar...

Num próximo texto vou continuar o assunto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!