PRA ENTENDER MELHOR, COMECE CLICANDO AQUI NO POST DE BOAS-VINDAS!!!

(Observação importante: em dispositivos móveis a formatação das postagem pode ficar meio desconfigurada...)

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

As evoluções e por que é sempre bom mostrá-las

Estava dando uma olhada no canal do youtube, e em algumas das minhas postagens no Fórum Bushcraft Brasil (que, aliás, está oficialmente reaberto para novos membros!! Inscreva-se e venha aprender e contribuir com outros mateiros!), e percebi o quanto eu já postei atualizações de kits e utensílios. Parei pra olhar os primeiros vídeos, e comparei as escolhas que fiz na época com as que faço hoje (e que, certamente, não serão mais as mesmas já daqui a algum tempo).
Mas o que mais me chamou a atenção foi que, pras coisas que eu faço quando vou acampar, aqueles primeiros kits ainda seriam satisfatórios... Ao mesmo tempo que percebo o quanto aprendi e o quanto estou mais preparada e equipada agora.
Entendo que o caminho natural seja esse: sabemos pouco, não sabemos direito o que levar e como levar, depois vamos aprendendo e os kits aumentam, ficam mais completos, robustos. Ficamos mais preparados... E então, depois de um tempo olhamos pra tudo aquilo e acabamos chegando a uma conclusão estranha: não precisamos mais de tanto!
Ainda não estou nessa fase, importante dizer. Ainda estou na parte de melhorar os kits e me preparar. Mas falei essas coisas porque percebo essa tendência natural dentre os amigos mateiros.
Sempre começamos meio desajeitados e com poucos e talvez até ruins equipamentos. Então aprendemos a escolher e comprar (e fazer!), estudamos e aprendemos usos e alternativas... Daí, com a prática, chega naturalmente o momento em que já não vamos precisar de tanta coisa. E acredito que esse seja o momento mais importante, o que todo mateiro almeja: a "liberdade de utensílios", quando o conhecimento está acima das ferramentas em um nível que conseguimos enxergar, encontrar e produzir muito daquilo que vamos utilizar, da própria natureza.
Claro que isso acaba sendo até natural para alguns que já tem o contato com técnicas primitivas desde cedo, seja através do conhecimento passado no convívio familiar, ou pela própria experiência de vida. Porém, para pessoas como eu, nascidas e criadas nos centros urbanos, a prática e o conhecimento só chegam através da busca e do esforço. E claro que a falta de um local e de tempo também são freios da prática mateira. Vamos nos virando como dá, treinando em ambientes controlados e passando semanas, dias, meses, sonhando com a hora de poder desligar o botão da cidade e passar uns dias no silêncio da mata.
Enfim, voltando ao título do post, acho importante que a gente sempre registre, divida com outras pessoas as nossas experiências e evoluções (acertos e erros), porque assim conseguimos ter, no futuro, a dimensão da nossa própria evolução. Gosto de olhar meus primeiros vídeos. Gosto de pensar que hoje eu sei muito mais do que naquela época... Mas o que gosto mesmo é de ver os vídeos dos mestres e daqueles que me inspiram a aprender ainda mais. Sigo com o objetivo de praticar, aprender e melhorar, para que daqui a algum tempo eu olhe pras coisas que faço hoje e também sinta que sigo evoluindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!