PRA ENTENDER MELHOR, COMECE CLICANDO AQUI NO POST DE BOAS-VINDAS!!!

(Observação importante: em dispositivos móveis a formatação das postagem pode ficar meio desconfigurada...)

terça-feira, 28 de junho de 2016

Minhas atuais referências para afiar lâminas

Claro que, como todo o cerumano da atualidade, eu sou uma aprendiz ferrenha do youtube!
E no ramo do bushcraft, acampamento, aventura, cutelaria e etc, há um solo muito fértil no grande portal de vídeos da internéte.
Eu sigo uma pá de canais, assisto vídeos de todo o tipo de assunto. E posso dizer que muito do que sei e do que pratico hoje quando vou acampar, veio de lições que aprendi nos vídeos.
Uma das coisas que mais me chama a atenção é a parte da manutenção de lâminas e utensílios.
AFIAÇÃO!
Vou indicar aqui alguns vídeos que estão nos meus favoritos do youtube, pela didática e pela eficácia do método na hora em que eu coloquei em prática.
Estes vídeos são os meus atuais parâmetros e técnicas de afiação. Claro que isso pode mudar a qualquer momento... Mas, fica o registro.
Primeiramente, um vídeo do canal do Celso Cavallini, em que o cuteleiro Ricardo Vilar dá dicas de afiação de FACAS. Este vídeo foi pra mim um pouco "desconstrutor", pois além de explicar de maneira bem simples o método de afiação, também me fez entender o motivo do meu descontentamento em relação ao fio de algumas das minhas facas: o EXAGERO! Sim. O fio, o acabamento, devem ser de acordo com o propósito de uso da lâmina. Logo, não adianta levar pro mato uma faca afiada pra cortar sushi...



Agora um vídeo do mestre Dambrós sobre afiação de MACHADINHAS. Foi imprescindível no momento em que eu adquiri a minha primeira (e por enquanto única) machadinha.



E este vídeo gringo (realmente pode ser um problema pra quem não entende inglês, mas achei muito útil) que foi upado ontem mesmo, do canal do Dave Canterbury... E que foi o que me motivou a fazer essa postagem.
Sobre afiação de instrumentos para entalhe em madeira, como facas curvas.




Outro canal que tem ótimos vídeos sobre afiação é o do Luiz Poell, onde aprendi a usar a técnica de polimento com esparadrapo e pasta:



Bem, existem muitos outros canais e vídeos interessantíssimos com técnicas das mais diversas de afiação e manutenção de lâminas... Como já falei, o youtube é um terreno muito fértil.
Esses foram alguns dos meus favoritos, os "escolhidos" pra dividir com vocês nesta postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!